top of page

CONFLITOS HUMANOS

Desde a nossa concepção já encontramos o conflito. no momento do nosso nascimento, no instante do nosso primeiro choro, começam os nossos conflitos... O choro pelo alimento, pela atenção, pela nossa sobrevivência, dependemos totalmente do outro. Se o outro não me dá o que necessito, o que desejo, o conflito está instalado. Dessa forma, o conflito é inerente ao ser humano.

Como lidar com esse impasse? As diferenças humanas existem no sentido de cada qual ser é único e sente de maneira exclusiva.

Cada um pensa, sente e reage de maneira peculiar a cada problema; fruto da carga genética somada ao seu desenvolvimento infantil, ou seja, como foi treinado, ensinado, estimulado; com que tipo de problemática cresceu e como foi orientado a reagir frente as mais diferentes situações da vida. Uma discussão provoca em cada indivíduo uma reação e sentimento único, daí a grande dificuldade nos relacionamentos humanos.

Outro fator é a educação centrada no indivíduo, principalmente numa sociedade capitalista. É muito incomum os pais ensinarem as seus filhos frente a qualquer obstáculo tentar se colocar no lugar do outro, no sentido de desenvolver o pensamento de como o outro sente e vivencia aquela situação. Aquilo que não é bom para mim, pode ou não ser bom para o outro.

Vivemos numa sociedade que valoriza o TER e não o SER, o que no meu ponto de vista, reforça o comportamento agressivo, egoísta e cada vez mais conflituoso. Temos que desesperadamente ser o melhor, ter o carro do ano, último tipo, ser o mais capacitado na atividade profissional, etc.

Cada vez mais estamos focados em nós mesmos, o que nos torna cada vez mais conflituosos e insatisfeitos, no sentindo de tomarmos uma posição e não abrirmos mão dela. É isso, quero, o outro é que mude, se adeque aos meus caprichos e desejos. O importante é que eu saia vencedor. Aí pergunto vencedor de quê? O que isso importa durante a minha vida? Será que se eu mudar a minha maneira de pensar e reagir de modo diferente, não me surpreenderia o resultado?

Então, se eu conseguir pelo menos refletir sobre o fato, visualizar o conflito de maneira diferente, consequentemente terei uma nova postura frente ao mesmo.

O conflito só pode ser amenizado e/ou resolvido à medida que um novo paradigma se instala. Portanto, faz necessária uma mudança de pensamento e consequente resolução das problemáticas humanas.

O atual SER HUMANO está num momento de “corda esticada”, isto é, faz, faz, faz, têm, têm, têm e não consegue a satisfação almejada, vive em busca do MUNDO IDEAL, aquele mundo que só existe NO SEU PENSAMENTO. Vivemos com infinitas novas e antigas doenças, sobrecarregados de trabalho, cheios de problemas, e em muitos casos não sabemos como resolver e nem ao menos sabemos o que se deseja.

Vivemos como se fosse “na onda” da maioria, sem ao menos se questionar, pensar sobre o que e pelo que está brigando, lutando. Fazemos e reagimos porque todos fazem e reagem de maneira automatizada, como se vivêssemos com o piloto automático ligado, não refletindo sobre seus posicionamentos, seus reais desejos. Em suma, sem real autoconhecimento, e por consequente sem noção da própria vida.



Jussara Sartini

Diretora Executiva do Mediata

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ser Mediador

Ser mediador de conflitos é ser humano com outro Ser Humano. É gostar de pessoas, de ouvir com paciência e cuidado o outro. Ouvir é uma arte que o medidor deve dominar, garante um procedimento tranqui

Workshop

"Workshop de Mediação Escolar e Círculos Restaurativos" O objetivo deste workshop é apresentar técnicas de mediação que auxiliem os profissionais de educação a lidar com os conflitos escolares. ​ Como

Drogas nos condomínios, ações e possíveis soluções

Escrito por Jussara Rodrigues Sartini Nas áreas comuns do condomínio, a responsabilidade pela boa convivência e bem-estar de todos depende das normas regulamentadas na Convenção e, sobretudo, às leis

bottom of page